quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Deusa Escura Kali





Kali é uma das faces da Deusa Mãe Eterna, Durga, a face mais protectora e a que nos liberta de toda a negatividade e escuridão.

Kali Ma apresenta-se com uma dupla personalidade, exibindo traços tanto de amor e delicadeza, mas também de vingança e morte terrível. Kali, do sânscrito Kālī काली (que significa, literalmente, A Negra), é conhecida como a Mãe Negra, a Terrível, Deusa da Morte e a Mãe do Karma., e é uma das divindades mais respeitadas e honradas do Hinduísmo. 

Kali é a Deusa Escura, cuja escuridão nada tem a ver com o "mal". Muitos povos veem o mundo com a dicotomia do claro/escuro, bem/mal. Entretanto, para o hinduismo não existem estas oposições. No pensamento hindu não existe o mal, mas há o Karma. O Karma é uma lei física e moral da causa e efeito e, todos os resultados Kármicos são resolvidos através de múltiplas reencarnações.

A Lua minguante está associada a Kali, ela traz as nossas partes mais escuras e sombrias, mas também pode trazer iluminação à consciência. É mais uma passagem, ligada a processos de transformação. A energia de Kali simboliza o poder destruidor/criador que está reprimido em muitas mulheres que nos séculos passados se adaptaram a um modelo socialmente determinado de comportamento dependente, sedutor e guiado pelo sentimento de culpa. 

A figura da deusa tem quatro braços, pele azul, os olhos ferozmente arregalados, os cabelos revoltos, a língua pendente, os lábios tintos de hena e bétele. No pescoço traz um colar de cabeças humanas, e nos flancos uma faixa de mãos decepadas. É sempre representada em pé sobre o corpo caído do esposo Shiva. Dançando freneticamente sobre o corpo morto do seu consorte, Kali reanima-o, transformando o cadáver em Shiva – o deus da dança e do poder fertilizador.

 

Meditando a respeito da sua feroz apresentação, descobriremos que a sua cor preta evoca o mistério do útero cósmico primordial e do silêncio regenerador da terra. A sua nudez revela a beleza e a singeleza da verdade. Nas mãos ela segura a espada da sabedoria que destrói as ilusões, a tesoura que corta os apegos e as dependências, a cabeça decapitada que recomenda libertar-se do controle pela mente racional e os jogos egoicos, o lótus que promete a expansão da consciência e a realização espiritual. A guirlanda de caveiras é formada pelo colar das existências passadas, amarradas pelo cordão umbilical dos nascimentos futuros. As serpentes que envolvem seus braços simbolizam a força transformadora de Shakti, o princípio feminino da sexualidade e da vida, transmitido ao Shiva pela dança de Kali.

Aceitando a ideia da necessidade do processo de destruição para limpar o velho e abrir espaço para o novo, é fácil compreender os amplos atributos de Kali, seja como uma deusa guerreira que usa suas armas com coragem e sem pena, seja como uma deusa mãe criadora e preservadora da vida, bem como a negra ceifadora que acompanha o eterno e imutável processo de decadência, decomposição e regeneração.






Kali e as mulheres 

 


Kali é uma grande protetora das mulheres, ela proíbe a violência contra as mulheres e rege as atividades sexuais, magia negra, vingança, regeneração e reencarnação. O mito e adoração de Kali, reflete as forças primitivas da natureza. Estas forças estão associadas com os ciclos da mulher e estão representadas no útero feminino, o caldeirão do renascimento. Kali é a força do tempo que leva à destruição para que novas formas e novas eras possam surgir. 

Apesar da aparência de malvada, Kali é muito mal compreendida pelas pessoas. A sua simbologia deve ser compreendida no aspeto mais profundo, que é, na verdade, a destruição e a morte do ego, do apego e das ilusões, que geram sofrimento. Kali é uma guerreira feminina cuja sexualidade se manifesta na sua forma mais primordial e primitiva, já que os instintos se sobrepõem à sua condição de deusa. Ela mostra o lado escuro da mulher e a verdadeira força feminina. Kali é venerada na Índia como uma mãe pelos seus devotos e devotas que esperam dela uma morte sem dor ou aflitos.

Para as mulheres modernas, Kali oferece um arquétipo poderoso para despertar a sua combatividade, aprender a delimitar e defender seus espaços, lutar por seus anseios e objetivos e vencer os demônios dos medos. Reconhecendo a sombra da Mãe Terrível – em si e nos outros – elas também vão saber quando precisam usar a espada da destruição ou o lótus da compaixão.

Descobrir, aceitar, liberar e transmutar a raiva, admitir e libertar-se dos medos e das culpas, identificar e rasgar os véus das ilusões, são etapas necessárias para encarar as sombras, ultrapassar as limitações, trocar de pele e assumir o verdadeiro poder. Não o poder sobre os outros, mas o poder interior que mobiliza a vontade, quebra a inércia e liberta dos grilhões. Somente assim a mulher renascerá para uma nova compreensão e vivência do Sagrado em si, nos outros, na vida e no eterno feminino. 







Este mantra de Kali é altamente protector e traz as bênçãos da Mãe. 

Costumo toca-lo várias vezes para limpeza energética, nenhuma energia negativa permanece com a Mãe Kali....


Jai mata kali, jai mata durge
Kali durge, namo namah
Kali durge, namo namah
Jai mata kali, jai mata durge


ou em Português



Rezo à Mãe Kali, rezo à Mãe Durgа
Kali Durgа, mostro reverencia com todo coração
Kali Durgа,  mostro reverencia com todo coração 
Rezo à Mãe Kali, rezo à Mãe Durgа 









Namasté,








Sem comentários: